Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Nomes das ruas contam a história de Viana

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua Nova de Santana e Viela da Parenta em Viana do Castelo.

RUA NOVA DE SANTANA
Rua da zona histórica, com início no Passeio das Mordomas da Romaria e fim na Avenida Rocha Páris. Esta rua central da cidade foi aberta no século XVI, mais precisamente em 1531.
Neste século, dada a progressiva e crescente expansão da população da Vila de Viana, foram abertas novas ruas, como é o caso desta. Denomina-se "Nova" pelo fato de antes dela já existir a Rua de Sant'Ana, que ia ter ao convento de freiras de Sant'ana, artéria que é hoje o Passeio das Mordomas da Romaria, e da qual se fez a abertura para a construção desta.
Em jeito de complemento refere-se que no antigo convento de Sant'Ana, depois de reconvertido, está atualmente instalada a Congregação da Caridade.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua Nova de Santana, Viana do Castelo
VIELA DA PARENTA
Viela do centro medieval, entre a rua do Hospital Velho e a Rua Grande, onde outrora habitavam navegadores e mareantes vianenses como Pêro Galego. Figura de valentia quase lendária, Pêro Galego teve por armas uma caravela sobre as ondas do mar, que ainda se vê, gravada na pedra da sua casa situada nesta típica viela.

Viela da Parenta, Viana do Castelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | FeelViana já abriu portas no Cabedelo

VIANA | Rua Grande à sombra dos guarda-chuvas

Rali de Portugal 2017 | Os horários e percursos no Alto Minho