Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855. 
Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense. 
Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem. 
Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia. 
A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções do séc. XVII e XVIII de peças existentes no Museu de Artes Decorativas da cidade e também uma nova linha do moderno design cerâmico. 
A atravessar um momento difícil, a fábrica da “Louça Regional de Viana” encontra-se há um ano com a produção suspensa, mantendo somente uma loja/galeria junto à fábrica e um pequeno museu com o valioso espólio de que dispõe.

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)















Comentários

Luisa Castro disse…
Que beleza de peças. Como é possível deixar acabar esta Fábrica?
Foi a fábrica de chocolates a Vianense... vai ser a fábrica da Loiça da Meadela e o mais certo também será os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O que de melhor tem a nossa cidade vai desaparecendo.
Manuela Guerreiro disse…
Tenho 61 anos de Idade. Vivo em Viana do Castelo hà 38, Terra onde nasceu o meu saudoso sogro, meu marido e filhos. Viana do Castelo, minha tenha de adopção por motivos óbvios. Já a amava antes de a conhecer. Terra de grandes terrenos de cultivo,rica no sector piscatório, algumas indústrias: Fábrica da Louça Regional, Fábrica de chocolates "A Vianense", algumas empresas texteis (que foram crescendo e que mercê da ganância das administrações foram fechando), o que provocou níveis de desemprego muito acima das percentagens anunciadas.Basta ouvir as notícias e consultar o site da Segurança Social. Presentemente a questão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo EP-Reconhecida em 1982 e 1983 MELHOR EMPRESA DO ANO!1984-RECONHECIDA SUPER EMPRESA
DO ANO!Temos apenas paisagem empobrecida, pois o monte de Stª. Luzia tende a desaparecer para dar lugar a prédios fantasmagóricos.Apenas temos mar, revolta humana e maus políticos.
Anónimo disse…
Que maravilha de peças. Como é possível deixar-se encerrar uma fábrica destas?
Marie-Thérèse disse…
Feixou finalmente o é possivel ainda comprar ? Começei o jogo de mesa, nao esta completo e quero completar... Como faço ?
Anónimo disse…
Tudo tem um principio , e tudo tem um fim .
As coisas não são eternas , acabam umas e surgem outras.
Telmo disse…
Boa tarde,

Onde posso adquirir em primeira mão louça(composição original) deste tipo em Viana do Castelo? (Lojas, fábricas armazéns)

Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Telmo S.

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

VIANA | As piscinas de marés

"World Explorer" made in Viana do Castelo

ESCADÓRIO DE SANTA LUZIA | Descer 659 degraus de bicicleta... uma proeza de cortar a respiração