Avançar para o conteúdo principal

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855. 
Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense. 
Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem. 
Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia. 
A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções do séc. XVII e XVIII de peças existentes no Museu de Artes Decorativas da cidade e também uma nova linha do moderno design cerâmico. 
A atravessar um momento difícil, a fábrica da “Louça Regional de Viana” encontra-se há um ano com a produção suspensa, mantendo somente uma loja/galeria junto à fábrica e um pequeno museu com o valioso espólio de que dispõe.

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)















MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Sabe o que vai acontecer em Viana de 11 a 13 de abril?

É a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de TrialGP, onde vão estar presentes os melhores pilotos do mundo, nesta que é uma das mais prestigiadas disciplinas do desporto motorizado. A competição propriamente dita terá início no sábado (12), a partir das 9h, continuando no domingo (13), a partir das 8h30. A prova será composta por 12 zonas, que cada piloto terá de completar duas vezes.  Em destaque, a zona 1 junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, a zona 11, junto ao Monumento a Viana, na Ribeira, e a zona 12, localizada na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita. 📸 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Visita gratuita a moinhos de Viana

Até segunda-feira, há 8 moinhos/azenhas no concelho de Viana do Castelo que pode visitar gratuitamente. É para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril). Assim, estarão de portas abertas, nos dias 5, 6 e 7 de abril: > Moinho de Vento de Marinheiro (Carreço), das 10h30 – 12h00 | 14h30 – 17h00; > Moinho de Vento de Cima (Carreço), das 10h30 – 12h00 | 14h30 – 17h00; > Moinho de Vento de Petisco (Carreço), das 10h00 – 13h00 | 15h00 – 18h00; > Moinho de Água de Espantar (São Lourenço da Montaria), das 10h00 – 17h00; > Azenha d’Almerinda (Alvarães), das 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00; > Azenha do Maral (Outeiro), das 10h00 – 17h00; > Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe), 5 de abril, sábado, das 14h00 às 17h00 |  domingo, 6 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00 | segunda-feira, 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, das 14h00 às 17h00; > Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA), das 10h0...