Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855. 
Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense. 
Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem. 
Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia. 
A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções do séc. XVII e XVIII de peças existentes no Museu de Artes Decorativas da cidade e também uma nova linha do moderno design cerâmico. 
A atravessar um momento difícil, a fábrica da “Louça Regional de Viana” encontra-se há um ano com a produção suspensa, mantendo somente uma loja/galeria junto à fábrica e um pequeno museu com o valioso espólio de que dispõe.

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)















Comentários

Luisa Castro disse…
Que beleza de peças. Como é possível deixar acabar esta Fábrica?
Foi a fábrica de chocolates a Vianense... vai ser a fábrica da Loiça da Meadela e o mais certo também será os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O que de melhor tem a nossa cidade vai desaparecendo.
Manuela Guerreiro disse…
Tenho 61 anos de Idade. Vivo em Viana do Castelo hà 38, Terra onde nasceu o meu saudoso sogro, meu marido e filhos. Viana do Castelo, minha tenha de adopção por motivos óbvios. Já a amava antes de a conhecer. Terra de grandes terrenos de cultivo,rica no sector piscatório, algumas indústrias: Fábrica da Louça Regional, Fábrica de chocolates "A Vianense", algumas empresas texteis (que foram crescendo e que mercê da ganância das administrações foram fechando), o que provocou níveis de desemprego muito acima das percentagens anunciadas.Basta ouvir as notícias e consultar o site da Segurança Social. Presentemente a questão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo EP-Reconhecida em 1982 e 1983 MELHOR EMPRESA DO ANO!1984-RECONHECIDA SUPER EMPRESA
DO ANO!Temos apenas paisagem empobrecida, pois o monte de Stª. Luzia tende a desaparecer para dar lugar a prédios fantasmagóricos.Apenas temos mar, revolta humana e maus políticos.
Anónimo disse…
Que maravilha de peças. Como é possível deixar-se encerrar uma fábrica destas?
Marie-Thérèse disse…
Feixou finalmente o é possivel ainda comprar ? Começei o jogo de mesa, nao esta completo e quero completar... Como faço ?
Anónimo disse…
Tudo tem um principio , e tudo tem um fim .
As coisas não são eternas , acabam umas e surgem outras.

Mensagens populares deste blogue

VIANA | FeelViana já abriu portas no Cabedelo

VIANA | Rua Grande à sombra dos guarda-chuvas

Rali de Portugal 2017 | Os horários e percursos no Alto Minho