Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

O Farol de Montedor faz hoje 104 anos

Edificado no Lugar de Montedor, Freguesia de Carreço, Viana do Castelo, com 28 metros de altura e situado a mais de 100 metros de altitude, foi inaugurado a 20 de Março de 1910. Em 1936, a fonte luminosa, que até então fora um candeeiro de azeite, passou a ser com um candeeiro a petróleo e em 1947, após ligação do farol à rede pública de distribuição de energia, a eletricidade. 
Após sucessivas modernizações, em 1987 a instalação eléctrica seria completamente remodelada e proceder-se-ia à automatização do farol, cuja característica é presentemente de 2 grupos de relâmpagos brancos, com um período de 9,5 segundos, iluminando 22 milhas náuticas. 
É o Farol mais ao Norte de Portugal, cruzando com o Farol das Ilhas Cies, na entrada da Ria de Vigo e com o Farol da Barra do Rio Douro, no Porto.

Comentários

María Gómez disse…
Gosto imenso deste farol! Um dia tive a oportunidade de subir e foi muito bonito...
Carlos Faria disse…
No dia 27 de Junho de 2015, visitei pela 1ª vêz um farol, e esse foi o Farol de Montedor, foi uma experiência fantástica eu com os meus 70 anos subindo aquela escadaria de 115 degraus, mas valeu a pena porque a vista que se vislumbra lá de cima não hã igual ,gostei e prometo repetir se passar por esse farol!

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes