Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Aqui há gato!

Gatos e mais gatos… gatos de ninguém. São muitos, principalmente junto à antiga doca comercial (onde se encontra o navio Gil Eannes) e dos armazéns de aprestos dos pescadores junto à Lota do Peixe. 
É uma colónia que se encontra muito dispersa, ocupando uma extensão que vai do Centro Cultural de Viana até ao edifício dos Pilotos (junto à Lota do Peixe). Habitualmente encontramo-los recolhidos ou a dormir entre as pedras que servem de paredão da margem do Rio Lima, junto á foz. É um local onde dificilmente encontram alimentos ou água. Há alguns, que a sua magreza é tal, que só se vêem os ossos. 
Ontem, ao passar neste local, apercebi-me da existência de abrigos que alguém colocou junto aos armazéns de aprestos dos pescadores, para que estes gatos de ninguém se abriguem da chuva e do frio. São pessoas como estas, que se preocupam e respeitam estes seres vivos, fazendo o melhor possível para os ajudar, que merecem todo o nosso apoio. 
Soube no local, que é a “Gatos de Ninguém” que está a intervir nesta colónia, proporcionando melhores condições e a proceder à sua esterilização para, pelo menos, tentarem controlar o nascimento de mais gatinhos. 
Como as associações ou grupos de pessoas que se preocupam com estas causas, todas elas, lutam com imensas dificuldades por não terem meios nem capacidade financeira para acudirem a tudo, todos não seremos demais para as ajudarmos dentro das nossas possibilidades. Para quem estiver interessado em contribuir, faça uma visita à página da “Gatos de Ninguém” e veja como pode ajudar.
Aqui ficam as fotos de alguns dos gatos desta colónia que consegui fotografar.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)




Comentários

Susana Rodrigues disse…
Ainda há mais abrigos, se continuar até ao fim dessa rua, onde costumam estar os pescadores desportivos. Alimentamos esses gatos diariamente e quando podemos, resgatamos para esterilizar e tratar. Houvesse mais recursos... e esses gatinhos e outros tantos seriam esterilizados,as colónias controladas, e as condições de vida dos que por lá vivem bem melhores. Obrigada pelas palavras. Susana Rodrigues (membro dos Gatos de Ninguém)
capitão disse…
Embora supostamente controlem a população de ratos, não sou favorável à existência de animais domésticos sem dono, pelo perigo para a saúde pública que podem constituir.
Felizmente que os cães vadios quase desapareceram.

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade