Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

RIOLANDA de portas fechadas com morte da dona

Iolanda de Jesus Ferreira, responsável por um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade de Viana do Castelo, o “Riolanda“, faleceu no passado dia 28 de janeiro, aos 83 anos, por motivo de doença. 
Situado na Rua Manuel Espregueira, em pleno Centro Histórico da cidade, o “Riolanda”, mais conhecido por “Bananeiro”, existia há mais de 60 anos. Tornou-se muito popular pela “receita” de sucesso, que se tornou tradição, de se beber um cálice de moscatel acompanhado de uma banana.
Conheça a história deste estabelecimento, através do que escrevi neste blogue em 24.09.2012, que transcrevo na integra. 

"No RIOLANDA come-se uma banana, bebe-se um cálice de moscatel 
Na rua Manuel Espregueira, no centro histórico de Viana do Castelo existe há 59 anos o RIOLANDA. Este estabelecimento comercial é mais conhecido da generalidade dos vianenses por o “bananeiro”, pois durante muitos anos era o sítio onde na cidade se encontrava as melhores e mais variadas bananas. 
Ao mesmo tempo que se vendiam bananas, no interior deste estabelecimento havia um pequeno balcão onde eram servidas bebidas, nomeadamente moscatel. Como os clientes que frequentavam esta pequena “taberna” para beber o seu cálice de moscatel perguntavam se havia alguma coisa para petiscar, os proprietários, na falta de melhor, sugeriram uma banana. A “receita” virou moda, pois os clientes passaram a reconfortar o estômago com aquele fruto enquanto bebiam o seu copito.
Presentemente, os fãs desta “tradição” são em número muito reduzido, mas os que entrarem nesta casa e solicitarem um copito e uma banana, o seu pedido ainda é atendido, apesar de há uns anos para cá o negócio principal ser a venda de bebidas engarrafadas. 
Outra atração deste estabelecimento é a originalidade das suas montras, que não deixam ninguém indiferente. Nelas estão expostas dezenas de garrafas com os mais variados formatos, entre eles um que arranca um sorriso à maioria daqueles que para elas desvia o olhar (alguém comentou, em tom de brincadeira, que a montra devia ter uma bolinha vermelha no canto superior direito)."








Comentários

Anónimo disse…
No Minho Digital ver por favor a noticia e as fotos. " falta de civismo ".
No dia de Natal de 2015 em pleno centro histórico na Rua Manuel Espregueira as imagens falam por si, dispensam comentários.
Ver imagens em http://www.minhodigital.com/news/falta-de-civismo-no-natal

Mensagens populares deste blogue

ROMARIA D’AGONIA | Rasto de lixo depois da Procissão ao Rio e Serenata

ROMARIA D’AGONIA | Tapetes Floridos “enchem” a Ribeira de visitantes

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa