GIL EANNES | Há 19 anos a guardar memórias da pesca do bacalhau

janeiro 31, 2017 0 Comentários

Navio Hospital Gil Eannes, Viana do Castelo

No 19.º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo para ser transformado em Navio-Museu, quem ganha presentes são os visitantes. 
Hoje 31 de janeiro de 2017, data em que celebra um novo aniversário, toda a comunidade está convidada a visitar as suas instalações gratuitamente. Durante o dia e dentro da programação especial, poderá também assistir às 17H30 no navio Gil Eannes a uma palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca bem como ao lançamento do livro “João Alvares Fagundes - Um Homem dos Descobrimentos”, da autoria de Senos da Fonseca e às 21H30 no Centro Cultural de Viana do Castelo, com entrada gratuita, à projeção do filme “Anjo Branco”. 

Um pouco de história: 
O Gil Eannes foi construído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, encomenda feita pelo Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau, para servir de apoio hospitalar e logístico à frota bacalhoeira que pescava o “fiel amigo” na Terra Nova e Gronelândia. 
Em 1997, é vendido a um sucateiro para abate. Perante a situação, a comunidade vianense reuniu-se e resgatou-o da sucata. 
Em 31 de janeiro de 1998 chega a Viana do Castelo, dá entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e recebe profundas obras de reabilitação com o apoio de vária instituições vianenses. Sendo propriedade da Fundação Gil Eannes, entidade privada sem fins lucrativos, passa a estar em exposição pública em agosto deste mesmo ano.

0 comments: