Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

VIANA | Aniversário do regresso do Gil Eannes


Em 31 de janeiro deste ano, celebra-se o 19.º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo. Foi resgatado da sucata, para ser convertido em Navio Museu.  
Para assinalar esta data histórica, a Fundação Gil Eannes vai realizar um conjunto de eventos entre os dias 19.01 e 04.02, que incluem o documentário “A um Mar de Distância”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21H30 do dia 19.01, o lançamento do Concurso “À Descoberta do Bacalhau”, no dia 31.01, de 31.01 a 03.02 visualização do filme “Gil Eannes”, no Centro de Mar às 15H00, de 01.01 a 03.02 aulas a bordo “A Construção Naval” com o orador Carlos Vieira, no Centro de Mar, às 10H00 e no dia 04.02, às 15H30, no Centro de Mar, Tertúlia "Memórias a bordo de um navio...".

Um pouco de história: 
O Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. 
Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. 
Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo. 
A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quiosques multimédia, um simulador de navegação…

O Gil Eannes na atualidade
O Gil Eannes em janeiro de 1998 a chegar a Viana vindo da sucata

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Dia de Feira

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos