Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

VIANA | Museu homenageia o traje tradicional de Viana

Quem circula pela Praça da República, em Viana do Castelo, já deve ter reparado que o Museu do Traje ganhou mais cor, com as paredes exteriores do edifício decoradas com painéis que homenageiam o tradicional Traje à Vianesa.

MUSEU DO TRAJE 
Bem no centro da cidade de Viana do Castelo, na zona histórica, em plena Praça da República, situa-se o edifício do antigo Banco de Portugal que, desde 1997 alberga o Museu do Traje que dá a conhecer a riqueza etnográfica dos trajes tradicionais de Viana. 
Neste museu, os visitantes podem ver a exposição permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho", sendo igualmente possível acompanhar a evolução histórica do traje, origem, confecção e características únicas. 
O espólio exposto no Museu do Traje, foi enriquecido a partir julho de 2011 e na sequência da criação da Fundação Eduardo Freitas, com a nova Sala do Ouro, onde estão em exposição permanente peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu.
Além das exposições permanentes, o Museu do Traje realiza inúmeras exposições temporárias tendo como tema o traje e etnografia vianenses.

Museu do Traje, Viana do Castelo
Pormenores do Traje à Vianesa
Pormenores do Traje à Vianesa
Pormenores do Traje à Vianesa

Traje à Vianesa (Afife)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça