Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo?
O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade.
Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou.
Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário:
..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acrescentando que a "ideia será recuperar o atual edifício e adicionar uma unidade hoteleira, pondo em prática o projeto inicial daquele emblemático espaço". Como prova desta intenção, revelaram que abandonaram um projeto habitacional de 78 fogos, licenciado em 2009, pelo qual pagaram mais de 120.000€ de Licença da Construção, pois verificaram que a melhor opção, quer de marcado, quer em termos de espaço e a sua relevante historia, seria, de facto recuperar o empreendimento reforçando a componente turística."








Comentários

  1. Salvo erro, a propriedade deste edifício continua a ser de uma sociedade constituída algures no início da década de setenta por centenas de vianenses ou amantes de Viana interessados em desenvolver o potencial turístico da nossa cidade...o proprietário referido no texto acima poderá ser o detentor da parte do capital dessa sociedade que lhe permite ditar o futuro da sociedade, mas isso não faz dele proprietário, quando muito co-proprietário. Ou estou enganado?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana

Por Santa Luzia