Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

VIANA | Vai ser deslocada a mais polémica estátua da cidade

Os frequentadores da Praia Norte já devem ter reparado numa obra que está a ser executada junto ao Restaurante Scala. Segundo me informaram trabalhadores que estão a efetuar o trabalho, é para este local que vai ser deslocada a estátua do Caramuru.
A confirmar-se esta informação, o Caramuru vai mesmo ser retirado do lugar que ocupa há cerca de 10 anos na Praça da República. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru vai conhecer outros horizontes.
A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues.

Atualização: Depois da publicação deste texto, fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo confirmou que a Estátua do Caramuru vai mesmo ser deslocada para a Praia Norte, em princípio até final do mês de maio, início de junho.

QUEM FOI CARAMURU?  
“Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo depois tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz”.


Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República, no dia da sua inauguração

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

Comentários

  1. Resta saber quem vai ser desta feita o(a) artista beneficiado(a) com uma obra sua no lugar desta. Será amigo de quem?

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, o óbvio desceu à terra.

    ResponderEliminar
  3. Convirá saber o quanto o povo pagou neste põe, tira e põe de novo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos impostos.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente, somos sempre nós que temos que pagar tudo.

      Eliminar
  4. Mandem a fatura ao Denfensor Moura 🤤

    ResponderEliminar
  5. Estão enganados.Na praia norte vai ser um chafaris.


    ResponderEliminar
  6. Já que estamos em época de mudanças, era bom que mudassem o prédio do Coutinho para topo norte da Praia Norte, para cortar o vento e nele instalar os faltosos WC`s.

    ResponderEliminar
  7. Espero que então deixem por fim a praça sem nada, só o chafariz...

    ResponderEliminar
  8. Ė lamentável que as pessoas não valorizem a história desse homem que levou o nome de Viana do Castelo para o mundo. Praia Norte irá aplaudir.....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana

Por Santa Luzia